som ambiente

q

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

New Lover - Edinburgh

Oi meu cantinho,


Vou pular algumas publicações que já deveria ter feito aqui das cidades por onde passei por esses 8 meses que estou mochilando, para publicar direto sobre uma cidade que virou minha queridinha do coração, depois de Paris é claro, mas  que me conquistou tão profundamente que fiquei sentida quando tive que partir. EDINBURGH ou Edimburgo em português.

Esse foi meu presente de natal e ano novo, uma viagem pra conhecer a tão esperada terra escocesa que eu queria e em seguinda passar por Londres.





Bem, não tinha  a menor noção sobre Edimburgo, mas, meu subconsciênte ficava martelando para que eu fizesse essa viagem, pois sempre fui fascinada pela histórias da Escócia.
Para quem assistiu Braveheart sabe do que estou falando, aqueles escoceses de saia quadriculadas... hummmmm...

Cheguei num dia maravilhoso de sol, mas muito frio. Já na entraga me apaixonei, foi como cena de filme, dia claro, com raios de sol entrando pela janela do ônibus, e ao longe vejo um castelo em uma montanha. Foi o ponto chave para abrir aquele sorriso, o Castelo de Edimburgo (Castle Rock), em torno do qual nasceu a cidade. Esse castelo é considerado mal assombrado devido a diversas mortes crueis ocorridas por lá, mas mesmo assim é fenomenal.


A cidade é cheia de encantos e histórias antigas. Seu centro histórico ainda guarda muitos aspectos da época medieval. Escavações arqueológicas indicam que os primeiros assentamentos da região datam de cerca de 7000 a.C. e a colina do Castelo de Edimburgo tem sido ocupada desde 1000 a.C.



Castle Rock 


Edimburgo virou patrimônio da humanidade pela Unesco, devido às belezas naturais e sua riqueza cultural. Muitas das paisagens exuberantes já foram até cenário de filmes hollywoodianos, como Coração Valente ( Braveheart), Highlander e Guerreiro Imortal.


Fiquei hospedada em um hostel a pé do Castelo, Castle Rock Hostel, melhor lugar não há, adorei.



Greyfriars Bobby, o cachorrinho com honras


Uma coisa que se destaca nesta cidade é que há vários guias turísticos fazendo os free tours de 1 em 1 hora explicando e contando várias histórias antigas que envolvem lendas e personagens que marcaram cada época.  Conheci o lendário Greyfriars Bobby, o cachorro da raça Skye Terrier, que ficou conhecido em Edimburgo, no século XIX por  ter passado 14 anos     guardando o túmulo de seu dono, até sua própria morte em 14 de Janeiro de 1872. Ele até ganhou título de cidadão e a chave da cidade.



Visitei a escola que inspirou a escritora do livro Harry Potter, subi um dos montes para visitar o Calton Hill e ter uma vista estupenda da cidade, passamos pela rua do último trago, onde o povo saia pra beber fazendo peregrinação de pub em pub até o último da rua, onde normalmente muitos acabavam caidos de bebados. Uma paradinha pra ouvir mais uma história macabra de condenação e enforcamento público até então comum e desejado pelo povo.



guerreiros Vikins


Como fui no fim do ano, estava acontecendo vários eventos e comemorações. Tive muita sorte, pois na última noite que passei por lá, ocorreu a Torchlight Procession Edinburgh's Hogmanay, que é o evento que abre as comemorações do Hogmanay ou New Year’s Eve, na Escócia. A banda com Bagpipes ( as famosas gaitas escocesas) é seguida pelos guerreiros que representam os Vikins com tochas e suas armas de guerra e por último vem as pessoas acompanhando também carregando as tochas. 


Começa sempre em frente a Catedral de St Giles, que fica na Royal Mile e segue pelas ruas de Edimburgo formando um rio de fogo....


St Giles Cathedral

 A emoção é muito grande em estar ali com eles.
Outra coisa que ficou muito marcado foi a gentileza das pessoas, todas muito educadas e solícitas, inclusive os guardas nas ruas. Fiquei muito feliz mesmo com a forma com que todos me trataram.


Aqui fica o meu coração e espero que eu consiga ainda voltar a esse lugar que me encantou com sua arquitetura antiga e pessoas muito simpáticas e atenciosas.


Pré Festa de Ano novo 




meu olhar 



Kilt e Gaita escocesa :)

Calton Hill iluminado com os feixes de luzes representando o simbolo da bandeira escocesa

Castelo de Edimburgo ao fundo -  vista do morro de Calton Hill
Castle Rock
Castle Rock

Castle Rock
Castle Rock


                     The National Monument of Scotland

Um comentário:

  1. Fantástico!!!!!
    Mas quando vc termina esta viagem?????

    ResponderExcluir

Bem vindo(a)! Obrigado por suas palavras!